Alexandra Rabaçal

12º aniversário da USF de Alpendorada

A freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão sempre teve imensas razões para se orgulhar do seu passado e para encarar o futuro com olhar de esperança e confiança… Mas há 15 anos atrás, já em pleno século XXI, os cuidados de saúde primários de que a população beneficiava não figuravam exatamente entre essas razões de orgulho!

Quantos de nós não se recordarão ainda do piso superior da Associação Recreativa e Cultural de Alpendorada (ARCA) e dos seus espaços, que de gabinetes médicos pouco tinham, que serviam de cenário para todos os cuidados de saúde primário na vila?

Com a reforma dos Cuidados de Saúde Primários no início deste século, o ensejo destes ambiciosos e visionários profissionais tomou formas mais concretas e em 2006 o Dr. António Filipe abriu caminho à construção daquilo que viria a ser a USF Alpendorada.

Equipa da USF

Esta unidade de Saúde, baseada num modelo experimental que todos acreditavam condenado ao fracasso, foi-se erguendo de forma paulatina mas sólida sobre os inquebráveis pilares do profissionalismo, da solidariedade e da excelência e tomou dimensões muito maiores que aquelas que as suas paredes permitem vislumbrar. É hoje para todos evidente o conjunto de resultados quantificáveis que melhoraram e continuam a melhorar a saúde da comunidade onde se insere.

Os utentes que necessitam de cuidados de saúde já não precisam de estar à porta da ARCA às 4 da manhã, prontos para horas infindáveis de espera, para serem observados. Os utentes não precisam mais de ter esperança que surja uma vaga ou que o seu médico tenha a bondade de os atender muito além do seu horário de trabalho.

O impacto da USF Alpendorada é de facto notável, mas não apenas no plano da prestação de cuidados de saúde primários. Para além desta elementar função, a USF Alpendorada tem sido ainda palco da formação de especialistas em Medicina Geral e Familiar, recebendo-os sempre com carinho e atenção e contribuindo para um Serviço Nacional de Saúde (SNS) sedento de especialistas dedicados e competentes.

Chegado um momento crítico de evolução da unidade, a equipa em uníssono decidiu alargar a sua atividade assistencial a outras comunidades tendo aberto uma extensão da mesma noutra localidade do concelho, em Tabuado. Para isso integrou alguns dos especialistas que formou na equipa e continuou a dar passos afirmativos e seguros no sentido de providenciar os melhores e mais eficientes cuidados de saúde no concelho de Marco de Canaveses, passando a denominar-se USF Alpendorada|Tabuado.

O trabalho da USF Alpendorada |Tabuado não está – nem nunca estará – totalmente completo e é com isto em mente que a equipa trabalha todos os dias no sentido de elevar os cuidados de saúde primários e a acessibilidade aos mesmos, a patamares ainda mais elevados, sempre em prol dos cidadãos, da comunidade e do bem comum, sempre em colaboração e em parcerias com as entidades politicas, sociais, de ensino e conhecimento que como Nós servem os cidadãos. Trabalhar sempre mais, cada vez melhor, com todos e para todos… É assim que se vai fazendo o caminho desta pequena família que conta já doze primaveras de existência. A todos o nosso sincero agradecimento por fazerem parte de algo maior que nós que nos faz ser melhores e dar o melhor de nós.

A Equipa da USF